Se você ainda precisa eliminar alguns quilinhos para entrar no seu vestido de Natal, cuidado com as armadilhas: dietas rápidas, promessas de emagrecimento fácil... “Não há mais tempo hábil para fazer uma dieta saudável e emagrecer antes do Natal e do Ano Novo. Se você quiser começar a se preparar para o Carnaval, a hora é esta. Mas em relação à maratona de festas do final do ano, a melhor alternativa é seguir algumas orientações para evitar o aumento de peso, tão comum nesta época do ano”,
E como resistir se são tantas as comemorações, num curto período de tempo? Amigo oculto da empresa, confraternização com os colegas de faculdade, ceias em família... Nas festas e comemorações comuns nesta época do ano, com refeições e sobremesas irresistíveis, podemos cair em tentação. Saber que as tentações estão por vir é um ponto a nosso favor. “Podemos nos programar mentalmente para comer adequadamente”,
Como resistir ao panetone? Ele é realmente muito calórico?
Sim, o panetone é realmente muito calórico, mas nem por isso devemos tirá-lo do nosso cardápio, podemos consumí-lo, desde que moderadamente. Por exemplo, no nosso café da manhã, podemos substituir o pão francês com margarina por uma fatia fina de panetone. Existe também a opção do panetone light, mas isso não é garantia para comer mais, e sim para comer a mesma quantidade com menos calorias.
Qual a carne mais magra que podemos ter na mesa no dia das Ceias de Natal e Ano Novo?
Lombo, chester e tender são carnes bem magras e contribuem para um cardápio menos calórico nas ceias de final de ano. Mas as carnes mais tradicionais, como o pernil, podem fazer parte desse cardápio, o que não podemos é exagerar nas porções. Se houver mais que uma opção de carne, devemos escolher apenas uma, ou um pedaço pequeno de cada opção.
Qual a bebida menos calórica que podemos consumir sem culpa no final de ano: sidra, champagne, vinho, cerveja?
As bebidas alcoólicas em geral são muito calóricas. Cada grama de álcool fornece 7 calorias, enquanto os carboidratos e proteínas fornecem 4. Além disso, consumindo um aperitivo alcoólico, nós apuramos o paladar e comemos mais. Muitos dizem sentir mais fome quando bebem. Se pensarmos apenas no valor calórico, a cerveja é a mais indicada, mas aí está o grande engano, pois, em geral, bebemos muito mais volume e calorias quando consumimos cerveja. Na hora de escolher, opte pelos destilados – vodca e uísque – pois esses são consumidos em um volume menor que os fermentados, como vinhos e cerveja. Muito cuidado com os coquetéis, pois utilizam frutas muito calóricas, açúcar, leite condensado, licores e álcool.
Tâmaras, damascos, castanhas, figos, podemos comê-los à vontade? As frutas cristalizadas são mais calóricas que as in natura?
As frutas da época são todas muito calóricas. Devemos consumi-las com moderação. Uma dica é utilizá-las na preparação de outros alimentos, como nozes no salpicão, ou damascos com lombo, porque assim dividimos uma porção para a família toda e não comemos tanto assim. As frutas cristalizadas são mais calóricas do que as frescas e devem ser consumidas com moderação.
E em relação às sobremesas, quais as mais indicadas?
Sobremesas em geral são muito calóricas, principalmente, as que utilizam leite condensado e/ou creme de leite na sua composição. As gelatinas podem ser utilizadas como uma alternativa, e existem formas muito criativas de prepará-la, deixando-a mais agradável e apetitosa. Podemos, também, servir um banquete de frutas como sobremesa e reduzir o valor calórico da ceia não fazendo doces.
O que fazer para não ficar com a sensação de estar empanturrado entre a semana de Natal e Ano Novo?
O mais recomendável é acabar com a Ceia de Natal, na noite de Natal. Não prolongá-la e voltar a nos alimentar com uma dieta balanceada leve no dia seguinte. As compensações e dietas restritivas em nada nos ajudam. A ingestão de uma quantidade maior de água sempre ajuda a combater a desidratação, causada pelas bebidas alcoólicas e pelo consumo muitas vezes exagerado do sal.
domingo, 13 de novembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário