domingo, 13 de novembro de 2011

Dieta e Festas de final de ano: o que fazer......

Se você ainda precisa eliminar alguns quilinhos para entrar no seu vestido de Natal, cuidado com as armadilhas: dietas rápidas, promessas de emagrecimento fácil... “Não há mais tempo hábil para fazer uma dieta saudável e emagrecer antes do Natal e do Ano Novo. Se você quiser começar a se preparar para o Carnaval, a hora é esta. Mas em relação à maratona de festas do final do ano, a melhor alternativa é seguir algumas orientações para evitar o aumento de peso, tão comum nesta época do ano”,
E como resistir se são tantas as comemorações, num curto período de tempo? Amigo oculto da empresa, confraternização com os colegas de faculdade, ceias em família... Nas festas e comemorações comuns nesta época do ano, com refeições e sobremesas irresistíveis, podemos cair em tentação. Saber que as tentações estão por vir é um ponto a nosso favor. “Podemos nos programar mentalmente para comer adequadamente”,

Como resistir ao panetone? Ele é realmente muito calórico?
Sim, o panetone é realmente muito calórico, mas nem por isso devemos tirá-lo do nosso cardápio, podemos consumí-lo, desde que moderadamente. Por exemplo, no nosso café da manhã, podemos substituir o pão francês com margarina por uma fatia fina de panetone. Existe também a opção do panetone light, mas isso não é garantia para comer mais, e sim para comer a mesma quantidade com menos calorias.

Qual a carne mais magra que podemos ter na mesa no dia das Ceias de Natal e Ano Novo?
Lombo, chester e tender são carnes bem magras e contribuem para um cardápio menos calórico nas ceias de final de ano. Mas as carnes mais tradicionais, como o pernil, podem fazer parte desse cardápio, o que não podemos é exagerar nas porções. Se houver mais que uma opção de carne, devemos escolher apenas uma, ou um pedaço pequeno de cada opção.

Qual a bebida menos calórica que podemos consumir sem culpa no final de ano: sidra, champagne, vinho, cerveja?
As bebidas alcoólicas em geral são muito calóricas. Cada grama de álcool fornece 7 calorias, enquanto os carboidratos e proteínas fornecem 4. Além disso, consumindo um aperitivo alcoólico, nós apuramos o paladar e comemos mais. Muitos dizem sentir mais fome quando bebem. Se pensarmos apenas no valor calórico, a cerveja é a mais indicada, mas aí está o grande engano, pois, em geral, bebemos muito mais volume e calorias quando consumimos cerveja. Na hora de escolher, opte pelos destilados – vodca e uísque – pois esses são consumidos em um volume menor que os fermentados, como vinhos e cerveja. Muito cuidado com os coquetéis, pois utilizam frutas muito calóricas, açúcar, leite condensado, licores e álcool.

Tâmaras, damascos, castanhas, figos, podemos comê-los à vontade? As frutas cristalizadas são mais calóricas que as in natura?
As frutas da época são todas muito calóricas. Devemos consumi-las com moderação. Uma dica é utilizá-las na preparação de outros alimentos, como nozes no salpicão, ou damascos com lombo, porque assim dividimos uma porção para a família toda e não comemos tanto assim. As frutas cristalizadas são mais calóricas do que as frescas e devem ser consumidas com moderação.

E em relação às sobremesas, quais as mais indicadas?
Sobremesas em geral são muito calóricas, principalmente, as que utilizam leite condensado e/ou creme de leite na sua composição. As gelatinas podem ser utilizadas como uma alternativa, e existem formas muito criativas de prepará-la, deixando-a mais agradável e apetitosa. Podemos, também, servir um banquete de frutas como sobremesa e reduzir o valor calórico da ceia não fazendo doces.

O que fazer para não ficar com a sensação de estar empanturrado entre a semana de Natal e Ano Novo?
O mais recomendável é acabar com a Ceia de Natal, na noite de Natal. Não prolongá-la e voltar a nos alimentar com uma dieta balanceada leve no dia seguinte. As compensações e dietas restritivas em nada nos ajudam. A ingestão de uma quantidade maior de água sempre ajuda a combater a desidratação, causada pelas bebidas alcoólicas e pelo consumo muitas vezes exagerado do sal.

Vem chegando o verão...

Cuidados
Água. Nosso corpo é composto mais por água que qualquer outra substância, por isso é essencial se manter hidratado durante o verão. Beba muita água, inclusive de côco (um hidratante e soro natural) e sucos de frutas; evite bebibas alcoólicas, que ressecam e desidratam (inclusive aquela cervejinha, caipirinha e batidinha...).
Coma coisas leves e ricas em água. Muita fruta, legumes, saladas, vitaminas. De preferência pouca carne, frituras ou coisas gordurosas. Antes de sair passe um filtro solar adequado para sua pele e na volta um hidratante (gel de aloe vera é excelente). Se for usar bronzeador, cuidado para não usar um sem filtro solar. Você vai se bronzear, mas descasca logo em seguida e fica igual uma cobra trocando a pele... Nada de usar perfume na praia - pode ter efeitos horríveis em sua pele. As roupas devem ser leves, de fibras naturais como algodão e linho, folgadas, abertas e confortáveis. Nos pés, troque o tênis por um sapato de sola baixa ou sandálias e chinelos. As meias podem ser usadas, desde que não impeçam a circulação nem sejam pesadas demais. Bonés estão definitivamente na moda durante o verão, seja para dar um charme ou para proteger a cuca.
Muita gente esquece de proteger os olhos, parte muito sensível que pode sofrer várias doenças relacionadas ao verão. Use sempre óculos escuros na praia ou mesmo nas ruas durante o verão. Se os olhos ficarem ressecados, use um colírio neutro, e evite mergulhar na água do mar com os olhos abertos. Os cabelos também sofrem com o sol e a água salgada, por isso passe um óleo com filtro solar antes da praia e hidratante capilar depois do banho. Se usar o cabelo preso, cuidado para não apertar demais - isto prejudica a circulação. Na hora da lavagem, prefira xampus neutros.
Bronzeado mais sadio

Confira o tempo máximo em que uma pessoa pode expor-se ao sol entre as 10 da manhã e às 3 da tarde, sem proteção, conforme a cor da pele.

COR DA PELE: MUITÍSSIMO CLARAPessoas com olhos azuis, sardentas, sempre se queimam e nunca se bronzeiamTEMPO MÁXIMO AO SOL - 15 minutos.

COR DA PELE: MUITO CLARAPessoas com olhos verdes ou castanho- claros e cabelo loiro ou ruivo sempre se queimam e, às vezes, se bronzeiamTEMPO MÁXIMO AO SOL - 18 minutos

COR DA PELE: CLARAMédia das pessoas brancas. Queimam-se moderadamente bronzeiam-se de modo uniformeTEMPO MÁXIMO AO SOL - 24 minutos

COR DA PELE: MORENA-CLARAPessoas com cabelo castanho-escuro e olhos escuros. Queimam-se muito pouco, bronzeiam-se muitoTEMPO MÁXIMO AO SOL - 31 minutos

COR DA PELE: MORENAPessoas que raramente se queimam e se bronzeiam muitoTEMPO MÁXIMO AO SOL - 48 minutos

COR DA PELE: NEGRAPessoas que nunca se queimam, profundamente pigmentadasTEMPO MÁXIMO AO SOL - 66 minutos
Como evitar as doenças da estação
A umidade e o calor favorecem o aparecimento de alguns problemas de pele, principalmente micoses e outras irritações. Elas não são graves, mas incomodam. Vejam quais são as principais e como se prevenir

MicoseO que é: Manchas esbranquiçadas que surgem principalmente nos braços, nas costas e no pescoçoComo se dá o contágio: O fungo que causa a doença normalmente já está presente na pele e se reproduz mais rápido quando há calor e umidadeComo evitar: Secar bem o corpo após o banho e usar roupas de tecidos que não retêm o suor, como algodão e linho

FrieiraO que é: Descamação úmida da pele entre os dedos dos pés que provoca coceiraComo se dá o contágio: Locais como vestiários e piscinas, quentes e úmidos, concentram o fungo que transmite a doençaComo evitar: Calçar chinelos sempre e enxugar bem os pés após o banho

Pé-de-atletaO que é: Descamação nos pés que deixa a região seca, provocando coceiraComo se dá o contágio: Do mesmo modo que a frieira, em ambientes úmidos e quentes. O suor, em calçados fechados, também pode causar a doença Como evitar: Se possível, usar apenas sapatos abertos e manter os pés secos

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Óleo de Melaleuca



O Óleo de Melaleuca (Óleo Tea Tree – Tea Tree Oil – Óleo Essencial da Árvore-de-Chá) é obtido por meio das folhas da Melaleuca alternifólia, destiladas à vapor. Com o óleo essencial também é produzido o Shampoo de Melaleuca, As Melaleucas são um grupo de plantas nativas da costa nordeste da Austrália. O óleo essencial da árvore de Melaleuca possui um aroma forte e um cheiro semelhante a Noz-Moscada.
Os usos, indicações, benefícios e propriedades do óleo essencial de Tea Tree são inúmeros, sendo inclusive: anti-séptico, antifúngico, antibacteriano e antivirótico.
É conhecido por ajudar no tratamento de problemas respiratórios, incluindo dores de garganta, tosse, asma, bronquite, dentre outros. Também é conhecido por ajudar a combater vários tipos de vírus, incluindo a varicela, gripe, sarampo, herpes e verrugas.
O óleo essencial de Melaleuca é utilizado para uma variedade de condições da pele, sendo que primeiramente o óleo da Tea Tree foi conhecida como a panacéia ideal para tratar problemas de pele pequenos e moderados. Atualmente, é fácil comprar a Melaleuca comercialmente. A Tea Tree é indicada para o tratamento de doenças de pele e auxiliando a beleza da pele em geral. É usada para acne, pele oleosa, erupções cutâneas, bolhas, pé de atleta, micose, queimaduras, cortes, ferimentos leves, infecções, eczema, caspa, sarna e piolhos. A Tea Tree também possui forte ação antiinflamatória.
Usar um pouco do óleo da Melaleuca diluído nos poros beneficiará condições de acne. Da mesma forma, o vapor facial aplicado aos poros irá beneficiar condições onde há manchas causadas pela acne. As propriedades antibacterianas do óleo de Melaleuca garantirão que a infecção não se espalhe. A Melaleuca pode ser combinada com gel de Babosa para tratar fungos e micoses.
Na cosmética, o óleo essencial de Melaleuca é encontrado em muitos produtos para a pele e cabelos, incluindo sabonete, creme, loções e shampoo de Melaleuca. O uso regular do shampoo de Melaleuca pode eliminar o problema de coceiras, couro cabeludo oleoso, seco ou escamoso, além de ser eficiente contra piolhos. O óleo da Melaleuca ajuda a curar tecidos irritados e regenerar a pele saudável.O óleo da planta, juntamente com o óleo de Coco, também ajuda a acalmar as células da pele, melhorando a condição das queimaduras, aliviando bolhas e a descamação da pele.
A planta Melaleuca também é usada na aromaterapia, aliviando dores, estresse e tensão. O Óleo de Melaleuca costuma ser combinado com Lavanda, proporcionando forte ação antibacteriana.
Além dos benefícios acima, o óleo da árvore do chá é indicado para picadas de insetos, assaduras, queimaduras, cortes, dores, infecção vaginal, levedura, aftas na boca e vários outros problemas comuns. É imprescindível que o óleo essencial da Tea não seja tomado por via oral. Deve ser usado apenas externamente e de preferência diluído, vez que em alguns casos raros, o contato direto sobre a pele foi associado ao desenvolvimento de dermatite de contato alérgicaRead more: http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/oleo-de-melaleuca-tea-tree-oil.html#ixzz1ZoZdpXgG

quarta-feira, 4 de maio de 2011

BIO FLORAIS




Bio Florais é uma empresa brasileira que atua no mercado de essências florais desde 2003, no entanto foi no ano de 2006 que lançou o Kit de florais prontos para o consumo (pré manipulados), revolucionando assim a terapia floral no Brasil.

Desde então a Bio Florais vem sendo facilitadora de saúde e bem estar, proporcionando facilidade ao acesso dos compostos florais. O que até então, era fechado, específico e para poucos, hoje é popular, está à mão e tem preço justo.

Além da praticidade e facilidade a Bio Florais oferece qualidade em seus produtos, seriedade no atendimento aos clientes, responsabilidade ecológica, responsabilidade social, tecnologia e muito mais.
O Sistema Bio Florais foi desenvolvido pela terapeuta e pesquisadora Thaís Cilento, da qual utilizou a metodologia e filosofia de Edward Bach e de recursos como a radiestesia e a radionia na feitura das essências, que em sua totalidade são solares, as flores são de floração na primavera e verão e seu cultivo se dá a pleno sol na região de Atibaia, São Paulo.

As essências apresentam rápida eficácia no campo emocional do ser, facilitando assim a sensação de bem estar emocional e saúde física.

Diante da aceitação e satisfação de seus clientes a Bio Florais lança sua nova linha de cosméticos enriquecidos com essências florais, proporcionando assim maior contato com o poder curativo das flores.
Oferecem aos seus clientes: sabonetes líquidos e em barra, shampoos e condicionadores e Home spray (aromatizadores de roupas e ambientes), enriquecidos com essências florais e desenvolvidos com o que há de melhor em tecnologia cosmética no mundo. Prezando sempre pela qualidade e proporcionando ao consumidor um preço justo e acessível.

Pildora Farmacia

R XV de Novembro 1805

16-33748996

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Anvisa suspende fabricação e uso de produto para emagrecimento

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu em todo o país a fabricação, importação, distribuição, o comércio e uso dos produtos Quitosana e Quitosana associada a outros produtos das marcas Algas Regi, Sliminus e Fibratto, fabricados pela empresa Ledal Química do Brasil Ltda. O motivo da proibição foi a presença da sibutramina - substância indicada para redução do peso no tratamento da obesidade - nas fórmulas dos produtos citados, que eram vendidos como alimentos. A Anvisa determinou ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) a apreensão e inutilização de todos os lotes dos produtos. A resolução foi publicada hoje (7) no Diário Oficial da União.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Comer peixe pode ajudar a prevenir cegueira, diz estudo

Os ácidos graxos ômega-3 contidos no peixe podem ajudar a prevenir a retinopatia, uma doença nos olhos que pode provocar cegueira em pessoas com diabetes e bebês prematuros, segundo um estudo publicado na quarta-feira (9) pela revista "Science".

A retinopatia é o desenvolvimento anormal de vasos sanguíneos na retina (que tem altas concentrações de ômega-3) e uma das principais causas da cegueira.

Os ácidos graxos da série ômega-3 desempenham papéis especiais nas membranas celulares do sistema nervoso, mas, como detectaram os pesquisadores, não estão presentes em quantidades suficientes nas modernas dietas ocidentais, repletas de ômega-6.

Estudos recentes demonstraram que o consumo em excesso dos ômega-6, concentrados em alguns alimentos gordurosos e na maioria de óleos vegetais, aumenta o risco de contrair certas doenças e aguça a depressão.

Os pesquisadores estudaram a influência dos ômega-3 na retina de ratos e descobriram que o aumento dos ácidos graxos deste tipo derivado da dieta limitou o crescimento patológico dos vasos sanguíneos denominados neovasos.

No caso dos bebês, os vasos sanguíneos da retina começam a se desenvolver aos três meses depois da concepção e completam seu desenvolvimento no momento do nascimento normal. No entanto, se o parto for muito prematuro, pode-se alterar o desenvolvimento do olho e os vasos podem deixar de crescer ou crescem de maneira anormal.

A aparição rápida e desordenada desses neovasos provoca graves perturbações como hemorragias no interior do olho e, em casos mais severos, glaucoma e descolamento da retina.

Os ratos alimentados com dietas ricas em ácidos graxos ômega-3 pela equipe liderada pela pesquisadora Lois Smith --oftalmologista do Hospital Infantil de Boston-- tiveram uma redução de quase 50% do crescimento dos vasos sanguíneos na retina, frente aos alimentados com dietas ricas em ômega-6.

"Nossas descobertas nos dão novas informações sobre como funcionam os ácidos graxos ômega-3, que os torna uma opção ainda mais promissora para atuar como agentes protetores", disse Smith.

Ela assinalou também que a capacidade de impedir o crescimento desses neovasos com ácidos ômega-3 poderia ajudar a reduzir os gastos em saúde.

"O custo dos suplementos vitamínicos com ácidos graxos ômega-3 é de aproximadamente US$ 10 por mês, frente aos US$ 4 mil mensais que podem custar os tratamentos anti-VEGF (crescimento endotelial vascular)", indicou.

Smith e sua equipe continuam estudando os lipídios beneficentes para a visão e pretendem iniciar uma nova via de pesquisa na busca dos ácidos graxos ômega-6 mais prejudiciais.

"Encontramos os bons, agora vamos buscar os maus", assinalou a oftalmologista. "Se encontrarmos os caminhos, talvez possamos bloquear seletivamente os agentes metabólicos negativos."

Nos Estados Unidos, a retinopatia afeta 4,1 milhões de pessoas com diabetes --um número que tende a dobrar nos próximos 15 anos-- e afeta muitos recém-nascidos prematuros.

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/873688-comer-peixe-pode-ajudar-a-prevenir-cegueira-diz-estudo.shtml

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Gordura no fígado atinge 20% do País - Esteatose Hepatica

A esteatose hepática, ou fígado gorduroso, avança no País em razão de maus hábitos alimentares

LAIS CATTASSINI - Jornal da Tarde

SÃO PAULO - Cerca de 20% da população brasileira tem gordura excessiva no fígado, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH). O problema, conhecido como esteatose hepática, já é uma das principais causas de cirrose no País e, se não for tratada, pode levar a um transplante do órgão.




A porcentagem de brasileiros que apresentam fígado gorduroso é alta: a diabete, uma doença considerada comum, por exemplo, afeta 12% do País. O problema, garantem os médicos, é que a maioria das pessoas nem sequer desconfia de que o fígado está doente, já que o quadro não provoca sintomas.

Por causa da gravidade da situação, a SBH planeja para 2011 criar um dia nacional de combate à esteatose, em parceria com outras sociedades e associações que também lidam com pacientes que têm a doença, como a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

“É uma doença que tem tido cada vez mais importância e causado um impacto grande na vida e na saúde dos pacientes”, afirma o gastroenterologista Roberto Carvalho Filho, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O diagnóstico não é simples. A ultrassonografia, usada para detectar a doença, deve ser feita por especialistas no problema e direcionada para encontrar a esteatose. Quem tem obesidade, hipertensão e diabete precisa redobrar os cuidados.

“É uma epidemia das mais silenciosas. Todo paciente que tem sobrepeso, alteração no colesterol e é sedentário deveria fazer uma avaliação do fígado”, diz o presidente da Sociedade de Hepatologia, Raymundo Paraná. “Ninguém sabe como evolui. O fígado não dói, a pessoa não tem sintomas.”

Ainda que o problema seja mais comum em adultos, sobretudo após os 40 anos, a prevalência alta em adolescentes começa a chamar a atenção dos médicos. Metade dos 300 jovens de 15 a 19 anos analisados em 2009 pelo Grupo de Estudos da Obesidade da Unifesp apresentava esteatose. E a culpa, garante Carvalho, é dos maus hábitos alimentares e do sedentarismo.

O problema é ainda mais frequente em quem costuma engordar na região abdominal, mas pessoas que parecem magras também podem ter o fígado doente. “Às vezes, a pessoa tem barriguinha, não muito óbvia, mas isso é um sinal de alerta”, diz Paraná.

A esteatose tem três graus de gravidade, que variam de acordo com a quantidade e proporção de gordura no fígado (veja no desenho ao lado). O grau 3, com mais de 90% de gordura, representa a cirrose – ou seja, a inflamação grave do órgão.

Segundo Paraná, até 20% dos pacientes que têm esteatose desenvolverão o quadro mais grave da doença. Nesses casos, a doença pode evoluir para a necessidade de transplantes. “Sem tratamento, a doença pode, sim, chegar a esse ponto”, garante Carvalho, da Unifesp.

A gordura acumulada no fígado vem essencialmente da alimentação: carne vermelha, salgadinhos, frituras e biscoitos recheados são alguns dos itens que costumam conter índice elevado da substância.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,gordura-no-figado-atinge-20-do-pais-,678172,0.htm

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

DENGUE, COMO EVITÁ-LA E AGIR NO CASO DE CONTAMINAÇÃO

Nesta época chuvosa devido às altas temperaturas,é propícia para o mosquito Aedes aegypti se prolifere.
A dengue, uma doença febril aguda, já é conhecida da população e aparece com maior intensidade em períodos em que a quantidade de chuva é mais intensa, devido a formação de locais proprios para a reprodução do mosquito transmissor. Como é praticamente impossível eliminar o mosquito, é preciso identificar objetos que possam se transformar em criadouros do Aedes.
O modo de prevenir novos focos é limpar e retirar tudo o que possa acumular água.
E para se proteger do mosquito da dengue o recomendado é fazer o uso de repelentes a base de citronela para afastar o mosquito.

Conheça os sintomas:
Depois da picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do 3º dia. O tempo médio do ciclo é de cinco a seis dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de encubação. Só depois desse período que os sintomas aparecem.
- Febre alta com início inesperado.
- Forte dor de cabeça.
- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
- Perda do paladar e apetite.
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax
e membros superiores.
- Náuseas e vômitos.
- Tonturas.
- Extremo cansaço.
- Moleza e dor no corpo.
- Muitas dores nos ossos e articulações.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PELE MAIS PROTEGIDA E BONITA NO VERÃO

A ingestão de alimentos ricos em betacaroteno é muito importante na epoca de verão, quando o sol se torna mais intenso pois auxilia na fotoproteção natural, além de proporcionar um bronzeamento uniforme, duradouro e saudável. Cenoura, abóbora, mamão, manga, pêssego, agrião, espinafre, brócolis entre outros, são alimentos rico neste nutriente.

O betacaroteno tem ação antioxidante, previne contra o envelhecimento da pele, dar elasticidade a pele, aumentar o brilho dos cabelos, e produzem o pigmento da pele responsável por protegê-la dos raios ultravioletas e manter o bronzeado por mais tempo.

Recomenda-se, também, a ingestão de cápsulas do antioxidante natural Betacaroteno contendo cenoura .

Este produto nao dispensa o uso de filtro solar.